COMO ESTUDAR DE UMA FORMA NATURAL E LÚDICA?

Como estudar e fixar o conteúdo na cabeça é um grande desafio que muitos estudantes enfrentam. Porém, apesar de parecer simples, para estudar com eficiência é preciso que você seja capaz de absorver o conteúdo e conseguir expor aquele conhecimento adquirido.Vamos explicar!

Existem várias circunstâncias que podem exigir métodos diferentes de estudo, porém, estudar verdadeiramente se trata de você conseguir incorporar aquele conhecimento ao seu cérebro e conseguir utilizar esse mesmo conhecimento em qualquer momento.

São muitas técnicas de estudos e elas sao somente instrumentos que irao facilitar a absorção do conhecimento. Nao existe exatamente a melhor ferramenta, mas sim aquela que você se sente mais confortável para utilizar e consegue aplicar. 

Como-Estudar
Fonte: canva

COMO ESTUDAR PARA A PROVA DE AMANHÃ DA FACULDADE É DIFERENTE DE COMO ESTUDAR PARA UMA PROVA DE CONCURSO PÚBLICO. 

Estudar com pressa não é recomendado, pois não é possível absorver o conteúdo de forma adequada. Ao invés disso, é importante levar em conta o tempo mínimo necessário para se compreender a matéria. Além disso, é importante lembrar que a prática é fundamental para que o conteúdo seja fixado corretamente.

O primeiro passo no processo de estudo é se deparar com um conteúdo que não conhecemos e a primeira tarefa se trata em conhecer o conteúdo, saber do que se trata e entendê-lo. A segunda etapa é conseguir colocar o conteúdo para fora, explicar a alguém ou para você mesmo aquilo que você acha que aprendeu.

O terceiro passo é como estudar e memorizar o assunto estudado. Rever o conteúdo é muito importante e talvez a dica mais poderosa seja que assim que você tiver terminado de ler o conteúdo e entendê-lo efetivamente, você retorne a ele ao término e tente explicar para você mesmo ou escrever sem copiar, sem olhar o conteúdo estudado.

COMO ESTUDAR SOZINHO COM TÉCNICAS PODEROSAS?

Existem muitas  técnicas sofisticadas. Por exemplo, a técnica SQ3R (Survey, Question, Read, Recite, Review). Esta técnica inclui cinco etapas: Survey (observar), Question (fazer perguntas), Read (ler), Recite (recitar) e Review (revisar). Cada etapa tem seu próprio objetivo e sua execução requer atenção.

Além disso, é importante estudar em intervalos regulares e fazer pequenas pausas, como na técnica chamada de pomodoro em que você estuda 25 minutos e descansa por exemplo, 5 minutos. Isso ajuda o cérebro a assimilar o conteúdo e a manter o foco.

Além disso, é importante usar recursos visuais para fixar melhor o conteúdo. Por exemplo, desenhar diagramas e gráficos pode ser uma ótima maneira de fixar novas informações e também de organizar o conteúdo de forma mais clara.Essa dica é fundamental, utilize cores, mas deixe visualmente organizado, sem muita perfeição.

COMO ESTUDAR PARA A PROVA OU UM CONCURSO PÚBLICO? 

Estudar para uma prova do dia seguinte, você irá trabalhar com a memória de curto prazo, uma corrida rápida de 100 metros, pura explosão. Sugiro a técnica de ler o conteúdo seguidas vezes e cada bloco fazer explicações e tentar resumir bem o conteúdo ou grifar, repetindo até cansar e rever tudo assim que acordar.

Se você for grifar o conteúdo, sugiro que você primeiro termine a leitura do parágrafo inteiro e só depois de ler volte lá e grife as palavras principais. Não esqueça, “quem grifa tudo, não grifa nada”.

Agora, um planejamento de estudo para concurso exige uma repetição do conteúdo de forma espaçada. Um grande exemplo dado pelo famoso professor Pier é o seguinte: Assim que você estudar legal o conteúdo ou tiver uma aula, nesse mesmo dia antes de dormir tente rever o assunto escrevendo um resumo sobre o assunto ou exercícios.

Existe um fenômeno que ocorre com o nosso cérebro de ir esquecendo coisas muito rapidamente caso você não reveja isso e vai se acentuando ao passar das primeiras 48 horas e se ampliando depois da primeira semana e assim por diante. Falarei em outro artigo sobre isso de forma detalhada. Claro, existem coisas que a gente nao esquece. Explicarei em detalhes como isso ocorre!

ESTUDO SEM “NEURA” 

Para finalizar, é importante lembrar que o estudo e a fixação de conteúdos exigem disciplina e dedicação, mas isso não significa perder horas de sono e estudar 12 horas por dia. Esqueçam isso, até porque o nível de atenção total do cérebro vai somente até determinado ponto.

Experimente contabilizar as horas líquidas de estudo em um cronômetro, você pode se surpreender. Escreva nos comentários ou me envie um email sobre suas dúvidas e experiências.

É preciso ter um bom planejamento, mas sem estresse e buscar ambientes que você consiga se concentrar, fora das distrações. Se todos esses passos forem seguidos, é possível desenvolver habilidades de estudo efetivas. 

Sugiro a leitura do seguinte livro de um neurocirurgião, muito bacana que vai lhe ensinar com detalhes sobre o processo de memorização e aprendizagem que se chama “Antes que eu me esqueça” . Mas não se esqueça (rs), falaremos tudo aqui de forma gratuita.

You cannot copy content of this page

Scroll to Top