Como fazer a sua carteira de identidade?

O que é necessário e como fazer a sua carteira de identidade? Iremos detalhar!

Como “tirar” o rg (fazer sua cédula de identidade) e os documentos necessários para emissão (“tirar”) da carteira de identidade é uma dúvida muito comum dos brasileiros. Muito comum também, é a dúvida em saber se filhos de brasileiros que nasceram em outros países (fora do território nacional) tem esse direito.

Como-Fazera-Sua-Carteira-de-Identidade
Fonte: Canva

Documentos para fazer o RG se você é brasileiro nascido no brasil:

O Documento principal para fazer o seu RG é a sua certidão de nascimento, ou casamento se for casado. Caso você viva em união estável, irá utilizar a sua certidão de nascimento, em regra, isso porque é o documento obrigatório por lei para ser apresentado. 

Hoje há muitos documentos que você pode incluir na cédula de identidade, tais como o CPF, Título de eleitor, CNH, Carteira de trabalho, entre outros documentos.

Esses documentos em geral são opcionais, porém, agora o CPF será o número das cédulas de identidade de acordo com a recente lei n. 14.534/2023. 

Em muitos estados “tirar a 2 via do RG” já se dá de forma totalmente eletrônica pelo próprio celular do requerente via internet, inclusive atualizando a sua própria fotografia, sendo obrigatório o comparecimento somente para conferência biométrica e retirada do documento físico. 

Como fazer a sua carteira de identidade se você nasceu em outros países, porém é filho de brasileiro?

(Como tirar o RG para pessoas nascidas fora do país)

Existem duas situações sobre os filhos de brasileiros nascidos em outros países:

1 – Ao nascido em outro país e registrado em repartição consular, ou seja, sua certidão de nascimento foi realizada no Consulado Brasileiro: 

Nesse caso, fica mais fácil, basta pegar esse documento consular (certidão de nascimento) e trazer para um cartório de registro civil brasileiro que vai redigir o TRASLADO de nascimento e com isso será suficiente para fazer sua identidade junto aos Institutos de Identificação do seu Estado.

2- Já os Nascidos em outros países e que possuem certidão de nascimento estrangeira:

Aqui há duas opções, ou você precisa procurar o consulado do país em que você foi registrado e verificar a viabilidade de fazer o trâmite descrito no tópico de cima ou terá que procurar no Brasil alguma sede da justiça federal para fazer a opção de nacionalidade brasileira que pode ser feita a qualquer tempo.

Como tirar o RG se não possuo mais a certidão de nascimento brasileira?

Você pode solicitar a 2 via da certidão de nascimento hoje facilmente por meio da internet no Site do Cartório digital, você pode clicar aqui. Fique atento no seguinte endereço eletrônico para evitar fraudes: https://registrocivil.org.br/ . Nesse endereço você consegue pedir sua certidão de nascimento digital e perfeitamente válida em todo país.

A certidão de nascimento digital tem o benefício de não se deteriorar ao longo do tempo. Uma exigência bem rigorosa dos Institutos de Identificação é que a certidão de nascimento esteja bem legível e que nenhuma letra esteja rasura. Muitas pessoas perdem o seu atendimento por conta desse critério.

Convém reafirmar que a certidão de nascimento é o único documento obrigatório pela lei para que sua identidade seja feita.O que vai variar de Estado para Estado do Brasil é a forma que você irá solicitar o atendimento. Hoje a maior parte dos atendimentos é agendada pela internet

Como solicitar o atendimento para fazer o RG?

Solicitar o atendimento do RG pode ser feito em qualquer estado da federação. Inclusive, uma dúvida muito comum é sobre a possibilidade de se ter mais de uma cédula de identidade e se é possível fazer em vários estados.

Essa resposta é positiva, sim, até a presente data, início de 2023 é possível fazer um RG em cada unidade federativa do país! Isso é possível porque os órgãos não se comunicam entre si pela autonomia que os estados possuem. Essa situação tende a acabar algum dia e o RG será unificado!

Há uma possibilidade hoje de você solicitar um documento e na sequência pagar outra taxa e solicitar outro. 

Você pode sim ter uma 2 via do RG sem ter perdido a primeira, como um documento de reserva. Acreditamos que não é necessário se no Estado que você solicitou já emitem a cédula digital.

Já saiu o novo RG digital?

O novo RG digital está sendo emitido por alguns estados, mas não é a regra nos 26 Estados do País nessa data, averigue no momento em que você estiver lendo esse artigo nos sites oficiais mencionados nesse texto.

No estado do Paraná, o instituto de identificação está na iminência de expedir a cédula digital, porém ainda não há essa oferta como já acontece com a CNH digital por meio de um aplicativo. Isso pode ser chegado nesse site: https://www.policiacivil.pr.gov.br/IIPR .

Em são paulo, você pode conferir sobre a forma de atendimento nos chamados poupa tempos, entretanto não deixe de entrar no site deles: clique aqui! Uma dica muito importante é que você tome cuidado com sites que você pesquisa no google. Os órgão públicos não cobram valores para se agendar atendimentos, entre somente em sites oficiais.

Como evitar fraudes na solicitação de documentos pela internet?

Em primeiro lugar, nessa barra que chamamos de navegador, é preciso conferir o site que você está navegando. O Código “https” tem que ter esse “S” no final e geralmente os sites oficiais do governo tem o final “.gov”

Vou direcionar vocês a uma página caso queiram orientações sobre como evitar golpes pela rede mundial de computadores da própria Polícia Civil do Estado do Paraná.

Site do consulado geral do brasil:https://econsular.itamaraty.gov.br/ Nesse  site você poderá escolher o país que está sediado o seu consulado e deseja maiores informações.

Em caso de dúvidas e maiores informações, entre em contato conosco: aartedodireito@gmail.com ou no botão de contatos.

You cannot copy content of this page

Scroll to Top