COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Estudar  para concursos sempre foi muito incentivado no Brasil. Nos parece que no país há mais incentivos ao sujeito prestar um concurso público para ter sucesso na vida ou ocupar um emprego formal sob registro em Carteira, do que se lançar ao empreendedorismo.

Se você chegou aqui provavelmente está seriamente pensando em prestar um concurso público e a percorrer a jornada do concurseiro! chegou ao lugar certo. Não busque apenas os concursos públicos abertos.

Este que vos escreve foi aprovado em concurso público e pode lhe ajudar um pouco a esclarecer alguns detalhes dessa jornada.

Percebo que existem pessoas com perfis diferentes que buscam concursos para ocupar um cargo público.

Fonte: Canva

CONCURSEIRO, QUAL CARGO PÚBLICO EFETIVO VOCÊ PRETENDE EXERCER?

Uns buscam a chamada “estabilidade” em sentido amplo: 

1) Ser mais difícil de ser demitido do que os demais trabalhadores da iniciativa privada; 

2) ter uma remuneração com previsibilidade de recebimento em relação ao dia e a quantia; 3) carga horária bem definida, entre outros.

Antes de tudo, convém definir uma área de atuação. 

Existem concursos, policiais, carreiras jurídicas em geral, carreiras fiscais em sentido lato, desde órgãos como receita federal, estaduais, municipais, englobando desde agências de fiscalização tributária a sanitária.

Porém não se resumem a estes, existem concursos com menor nível de concorrência que remuneram inclusive muito melhor, sim eles existem!

Nesse contexto, é preciso definir também a atividade que efetivamente você irá exercer. 

ANTES DE PROCURAR  CONCURSOS PÚBLICOS ABERTOS

Vou dar um exemplo. É  muito comum o sujeito prestar um concurso para a carreira policial civil acreditando que irá certamente efetuar prisões, realizar investigações e isso muitas vezes não ocorre. 

No caso dos policiais civis, normalmente o profissional ficará atrelado a alguma burocracia e isso ao longo do tempo pode gerar grandes transtornos, inclusive de ordem psicológica. 

Claro, existem carreiras em que sua atividade real desempenhada é facilmente detectada e o sujeito não terá surpresa após a posse.

Vamos dar um outro exemplo. A carreira de um juiz é praticada ao longo da vida funcional realizando audiências, redigindo sentenças, organizando o pessoal do cartório, atividades muito burocráticas. 

Se você tem um perfil dinâmico, que gosta de trabalhar realizando diligências, ou que pode exercer sua função com maior grau de liberdade, talvez não seja a sua praia a magistratura.

Vejam só, eu sei que muitos dos que estão lendo esse texto querem muito é tomar posse e não se preocupam neste momento sobre essas questões do pós-posse.

Digo isso porque de fato, todos vocês que passarem a estudar com dedicação certamente irão alcançar a aprovação no concurso almejado.

No entanto, o concurso público pode ser um libertador, trazendo alívio a aqueles que querem logo trabalhar e obter sua independência financeira, por outro lado, um pouco mais além pode ser um grande pesar na vida de cada um de vocês.

O objetivo do texto não é jogar um balde de água fria nos senhores, mas ajudá-los nesse momento de preparação tão difícil. Só quem passou por esse processo sabe lhes dizer sobre as dificuldades enfrentadas.

MAS COMO COMEÇAR A ESTUDAR PARA CONCURSOS? 

Se você quer realmente encurtar o caminho, sugiro que de início compre um curso desses dos mais reconhecidos do mercado. Em geral o investimento é bem pequeno em termos de resultado que pode lhe trazer.

Existem muitos críticos dos cursos, porém o material que eles preparam, juntamente com a legislação, no caso dos concursos policiais e jurídicos em geral, são sim suficientes para lograr aprovação.

Hoje há ofertas de muitos cursos e “mentorias” propagadas na internet que são difíceis de se avaliar a qualidade. 

Se você pretende prestar concurso da área policial ou jurídica, pode nos enviar um contato que lhe enviaremos algumas opções seguras.

Mas basicamente, você precisará de um curso, assinar uma plataforma de questões e estudar muita legislação atrelada ao seu edital e começar desde já, entes de buscar concursos públicos abertos. 

Após definido o concurso que você pretende fazer, baixando as provas anteriores e analisando aquilo que caiu, busque de forma a marcar no seu material (ir anotando) aquilo que caiu (marca-texto, caneta ou lápis).

Nesse sentido, vá buscando as respostas dos assuntos no seu material (seja as apostilas do curso ou as leis que você baixou), em vista das questões de prova e você verá aquilo que é cobrado e como é cobrado e irá marcar na sua fonte de estudos.

Tem gente que faz resumos, outros grifam, etc. Não importa o método que você mais goste, o importante é você conseguir resgatar a informação que você estudou. O difícil em estudos para concurso público é lidar com o volume de memorização.

Poderíamos escrever 100 folhas sobre concursos públicos por aqui, mas a ideia é apenas dar uma noção da jornada que aguarda aqueles que pretendem exercer um cargo público efetivo.

ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS INTERMEDIÁRIOS?

Não tenham medo do nível do concurso e não se intimidem, as vezes é muito mais válido escolher uma carreira fim que vocês desejam desde sempre do que fazer concursos intermediários. 

Acreditem, sair de um concurso para outro talvez seja tão difícil ou mais difícil do que passar no primeiro certame. 

Muitos divergem sobre esse ponto, mas não poderia deixar de compartilhar essas ideias com vocês.

Outro ponto de muita dúvida é saber o quanto preciso estudar. É uma dúvida razoável e importante. No geral, acredito que seja necessário um período diário de 4 horas diárias de estudo.

Sim, exatamente. O que vai definir se isso é suficiente é o material, que precisa ser bem específico, enxuto e que vá direto ao ponto. 

Ao longo do processo, você mesmo verá a necessidade de se aumentar esse período ou não. Mas lembrem-se, não há uma regra exata. 

É muito comum na área do direito o sujeito estudar muitas teorias, porém o que mais é cobrado em provas é a letra fria da lei.

Essas são apenas algumas dicas. 

Para dar uma ideia geral e sólida a vocês sobre esse assunto, será necessário escrever um artigo sobre cada ponto: 

1)Como definir o concurso a ser prestado? 

2)Como escolher o material ou curso para a prova do concurso público? 

3)Como gerenciar o material? 

4)Qual método utilizar? 

Se você já tem todas essas respostas, não precisa da minha ajuda.

Agora, se essas dúvidas estão em aberto, não deixe de entrar em contato conosco e ler mais artigos do nosso site. Deixarei um site importante para a sua jornada e saber sobre concursos públicos abertos, clique aqui! Um forte abraço.

Para continuar a ler artigos do nosso site, clique aqui!

You cannot copy content of this page

Scroll to Top